quinta-feira, 24 de setembro de 2009
ADAPTANDO
Ando meia desaparecida por motivos óbvios.Estou tricotando a mil como sempre.Agora resolvi fazer aquele casaquinho redondo FILADELFHIA meia estação pra mim,mas como nao me acertei com a receita arredondada,resolvi pegar uma antiga que tinha aqui e adaptar aquele babado.Esta dando certo,por isso assim que terminar posto a minha adaptação aqui ok?por enquanto vou postar a receita original,quem sabe alguma de voçês não se interesse?Já fiz este pra minha filha,vou tirar foto e posto aqui também mais tarde ok?
terça-feira, 22 de setembro de 2009
sábado, 19 de setembro de 2009
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
CONTOS GAUCHESCOS.
Contos Gauchescos: O Cusco Piloto
Dioclécio Lopes | dioclecio.lopes@zerohora.com.br
De segunda até domingo, zerohora.com publica a série de contos "Causos de João Furtuoso", em comemoração à Semana Farroupilha. Personagem criado por Dioclécio Lopes, João Furtuoso é protogonista das narrativas ambientadas na zona rural, mais precisamente em um lugar chamado Bom Jardim, palco da difusão dos costumes, dos afazeres e da linguagem utilizada pelas gentes que marcam e mantêm acesa a cultura gaúcha.
********
Piloto chegou à Estância do Minuano pelas mãos benevolentes de João Furtuoso, há, pelo menos, uma dúzia de anos, como contou certa vez Tenório.
João recém havia chegado ao bolicho de um tal de Florêncio Flores. Voltava de uma longa tropeada lá pras bandas do Passo Feio, onde fora entregar uma tropa mui linda ao estancieiro Inácio Dutra, tido como muito muquirana e de má bebida.
Furtuoso avisou o bolicheiro que estavam com as gargantas secas e os estômagos no espinhaço. Homem solícito, de imediato mandou que lhes servisse uma canha de alambique próprio, enquanto caprichava na linguiçada acompanhada de um feijão mexido na frigideira lustrosa.
Não demorou muito para que um cusquinho rengo e subtraído pela fome viesse lhe suplicar comida próximo ao gentario espalhado pelas mesas do recinto. Não foram poucas as vezes que Florêncio Flores tentou enxotar o inconveniente visitante com gritos de "já já pra fora!", "onde já se viu!?", repicando um dos pés no chão, simulação inútil à perseguição ao animalzinho indefeso.
Mas o guaipeca escorraçado volta e meia metia a cara na porta do bolicho, exibindo dois olhos graves e tristes, esmolando a atenção dos viventes que espantavam a fome a fartas garfadas da comida fumegante.
Diz o Tenório que a cena amoleceu o coração de João Furtuoso como alguém pialado por uma paixão devastadora. Apiedado do estado miserável do cusquinho, colocou-o com todo o jeito sobre os arreios e o conduziu, quieto, até a Estância do Minuano. Curou-lhe as feridas e a perna estropiada, deu-lhe comida e tratamento que, aliás, todos os bichos têm direito de receber dos seus donos. Mais: deu-lhe um nome - Piloto.
E, no repente, criou-se uma amizade como entre gente. O cusco não desgruda de João em momento algum. Seja nas desgastantes tropeadas, seja nas horas de folga, fica ele ali, ao pé do seu dono, observador atento de seus movimentos. E na suposta iminência de qualquer perigo ao peão, fica o cusquinho a rosnar, a latir, a enfurecer-se até, numa comovedora gratidão, incompreensível para quem desconhece o que é lealdade.
Credo, tchê!, isto é que é amizade, hein? - disse Tenório, voz entrecortada, apalpando a aba do chapéu , enquanto João Furtuoso e Piloto já alcançavam a porteira para mais uma das lides na Estância.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
A piazada da Serra pode ir se preparando: a 25ª Região Tradicionalista (25ª RT), que abrange Caxias do Sul, São Marcos, Farroupilha, Nova Roma do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua, prepara um grande concurso para o ano que vem. A novidade está sendo chamada de Piá Farroupilha.
A ideia é que cada CTG ou Piquete de Laçadores indique um guri ou guria para passar um ano aprendendo a tradição gaúcha. Cada aprendiz será acompanhado por um veterano que deverá instrui-lo tanto nas lides campeiras quanto na música, dança, poesia e história do Rio Grande.
Por enquanto, tudo é projeto. De acordo com a 25ª RT, a largada para o concurso deve ocorrer na Semana Farroupilha de 2010. A competição final e a escolha do Piá Farroupilha é prevista para a celebração do 20 de Setembro de 2011.
Pé no estribo gurizada!
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
OVELHA NÃO É PRA MATO.
Churrasco de Lula vira motivo de piada entre os tradicionalistas do Acampamento Farroupilha
Assadores gaúchos ironizam churrasqueira usada em recepção para Sarkozy
O fim trágico do churrasco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceria ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, virou motivo de piada entre os tradicionalistas do Acampamento Farroupilha.
Na opinião de assadores gaudérios, o estouro da churrasqueira com vidro temperado utilizada pelo Palácio da Alvorada, na noite de domingo, é mais uma prova de que não adianta inventar na hora de preparar o principal
Todos concordam que, se Lula seguisse a tradição, seria poupado do fiasco de ter de servir moqueca capixaba com feijão tropeiro para substituir a carne cravada de cacos de vidro após o incidente.
– Isso só podia ser churrasco de paulista. Se botassem uma churrasqueira dessas aqui, iriam dar risada, é óbvio que o vidro iria estourar. Tem certas coisas que não adianta querer modernizar – diz o funcionário público Jerônimo Santos Silva, 48 anos, integrante do CTG Chimangos.
Entre os tradicionalistas, o acidente com o utensílio modernoso, que levou Sarkozy a lamentar publicamente a ausência do churrasco no jantar, só reforça a importância de valorizar as raízes.
– É a mesma coisa que CD pirata. Eles tentam copiar, mas não dá certo – diverte-se o tradicionalista André Luís Schirma, 18 anos.
Enquanto uns criticam a invenção, o construtor Jorge Pimentel, do CTG Tiarayú, sugere uma “investigação” para apurar o que considera uma conduta “para lá de suspeita”.
– Isso só podia acontecer em Brasília: essa churrasqueira de vidro é uma fraude! – brinca.
Da próxima vez, o conselho é que Lula visite o Acampamento Farroupilha caso queira aprender a fazer um bom churrasco.
– Ou, se o Lula quiser, eu faço um churrasco pra ele de graça, é só me dar as passagens – oferece-se Pimentel.
ZERO HORA
Estouro da churrasqueira é uma prova de que não adianta inventar na hora de preparar o churrasco
Foto:Daniel Marenco
PEDINDO AJUDA.
Gurias comprei linha Cléia para fazer um casaquinho meia estação para mim,mas gostaria de fazer estes casaquinhos redondo de trico que nunca fiz.Vi vários modelinhos mas todos ou em crochet ou em lingua estrangeira que não entendo nadinha dos dois hehe.Estou contando com a ajuda de voçês.O casaquinho tem que ser em trico,tamanho gg(casaquinho hahahaha)tem que ter a receita na integra pois não tenho mais teco e tico presente 24 horas,eles estão de férias ou estao me abandonando devagarinho hahahahahha.Beijão no coração de todas.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
VIAJANDO PELA INTERNETE
sábado, 5 de setembro de 2009
MATANDO 2 COELHOS COM 2 AGULHAS SÓ.
Pulôver DROPS com decote profundo em “Eskimo” – Tamanhos S - XXL
" - … Um pulôver fashion com uma generosa gola."
Se tem dúvidas acerca da traducção deste modelo, por favor, envie um e-mail para portugues@garnstudio.com
Tamanhos : S – M – L – XL – XXL
Fios : DROPS Eskimo, da Garnstudio
550-600-650-750-800 gr cor n° 34, ferrugem mix
Agulhas DROPS direitas 9 mm (+ ou – grossas para obter a amostra)
Agulhas DROPS direitas e circular 8 mm – para o canelado/barra
NOTA: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil.
Malha = Ponto
Canelado = Barra Ponto Jarreteira = Cordões de Tricô
Ponto Liga – Ponto Tricô
Croché :
mpa – meio ponto alto
pa – ponto alto
pad – ponto alto duplo
pat – ponto alto triplo
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
pc – ponto corrente
AMOSTRA: 10 ms/pts x 14 carreiras = 10 x 10 cm em ponto meia com as agulhas 9 mm
FRENTE
Com as agulhas 8 mm e o fio Eskimo, montar 41-47-50-56-59 ms/pts e tricotar a 1.ª carreira em liga/tricô pelo avesso.
Continuar em canelado/barra da seguinte maneira :
Tamanho S + M + XXL : 1 m/p ourela, *3 ms/pts meia, 3 ms/pts liga/tricô * repetir de * a * e terminar com 3 ms/pts meia e 1 m/p ourela
Tamanho L + XL : 1 m/p ourela, *3 ms/pts meia, 3 ms/pts liga/tricô * repetir de * a * e terminar com 1 m/p ourela
A 16 cm de altura do canelado/barra, mudar para as agulhas 9 mm, tricotar 1 carreira meia pelo direito e, ao mesmo tempo, ajustar o número de ms/pts para 42-46-50-55-60 ms/pts. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso e continuar em meia. Não esquecer de manter a mesma tensão da amostra!
A 19 e 28 cm de altura total, aumentar 1 m/p de cada lado
Ao mesmo tempo, a 25-24-24-26-26 cm de altura total, arrematar as 6-6-6-7-8 ms/pts centrais para o decote. Continuar a arrematar de cada lado da gola, a cada 2 carreiras : 5 x 1 m/p e a cada 4 carreiras : 2-2-3-3-3- x 1 m/p, e, depois, a cada 6 carreiras : 1-2-2-2-2 x 1 m/p
Ao mesmo tempo, a 33-34-35-36-37 cm de altura total, diminuir para as cavas 1 x 3 ms/pts, 0-1-1-2-3 x 2 ms/pts e 2-1-2-2-2 x 1 m/p.
Quando os aumentos e diminuições estão todos feitos, restam 7 ms/pts para cada ombro.
A 52-54-56-58-60 cm de altura total, arrematar as restantes ms/pts.
COSTAS
Montar como se fez para a frente, e tricotar a 1.ª em liga/tricô pelo avesso.
Continuar em canelado/barra da seguinte maneira :
Tamanho S + M + XXL : 1 m/p ourela, *3 ms/pts liga/tricô, 3 ms/pts meia * repetir de * a * e terminar com 3 ms/pts liga/tricô, e 1 m/p ourela
Tamanho L + XL : 1 m/p ourela, *3 ms/pts meia, 3 ms/pts liga/tricô * repetir de * a * e terminar com 1 m/p ourela
A 16 cm de altura de canelado/barra, mudar para as agulhas 9 mm e continuar como se fez para a frente.
Aumentar de cada lado e diminuir para as cavas como se fez para a frente = 36-38-40-41-42 ms/pts
A 50-52-54-56-58 cm de altura total, arrematar para o decote as 20-22-24-25-26 ms/pts centrais, e, na carreira seguinte, diminuir mais 1 m/p do lado do decote = restam 7 ms/pts para cada ombro
A 52-54-56-58-60 cm de altura total, arrematar todas as ms/pts
MANGA
Com as agulhas 8 mm e o fio Eskimo, montar 30-37-37-37-44-44 ms/pts (incluindo 1 m/p ourela de cada lado) , tricotar 1 carreira liga/tricô pelo avesso e continuar em canelado/barra da seguinte maneira : 1 m/p ourela, *3 ms/pts meia, 4 ms/pts liga/tricô * repetir de * a * e terminar com 1 m/p ourela.
A 4 cm de altura de mangas, diminuir 1 m/p em todas as secções de ms/pts liga/tricô = 3 ms/pts liga/tricô = 26-32-32-38-38 ms/pts
A 16 cm de altura total, mudar para as agulhas 9 mm, tricotar 2 carreiras em ponto jarreteira, e continuar em meia.
A 18 cm de altura total, aumentar 1 m/p de cada lado 5-3-4-34-4 vezes a cada 7-14-9-13-8 cm = 36-38-40-44-46-48 ms/pts.
A 48-48-47-47-45 cm de altura total, arrematar de ambos os lados a cada 2 carreiras : 1 x 3 ms/pts, 1-1-2-2-2 x 2 ms/pts, 2-2-1-1-1 x 1 m/p ; continuar a diminuir de cada lado 2 ms/pts até 55-55-55-56-56 cm de altura total, e, por fim, 1 x 3 ms/pts.
A 56-56-56-57-57 cm de altura total, arrematar todas as ms/pts
MONTAGEM :
Fazer as costuras dos ombros
ORLA DECOTE :
Levantar 94-106-118-117-130 ms/pts com a agulha circular 8 mm e o fio Eskimo (começar mesmo antes das 4-4-4-3-4 ms/pts centrais do meio da frente ; se levantar +ou – ms/pts, ajustar o número de ms/pts na 2.ª carreira)
Tricotar 1 carreira em liga/tricô, 1 carreira em meia, e continuar em canelado/barra da seguinte maneira : 4 ms/pts meia (tamanho XL : 3 ms/pts meia) (= meio da frente), *3 ms/pts liga/tricô, 4 ms/pts meia * repetir de * a * 3 vezes, *3 ms/pts liga/tricô, *3 ms/pts meia * repetir de * a * 2-3-4-4-5 vezes, 3 ms/pts liga/tricô, *4 ms/pts meia, 3 ms/pts liga/tricô * repetir de * a * 3 vezes, *3 ms/pts meia, 3 ms/pts liga/tricô * repetir de * a * 2-3-4-4-5 vezes, *4 ms/pts meia, 3 ms/pts liga/tricô * 3 vezes.
A 5 cm de altura de canelado/barra, diminuir todas as secções de 4 ms/pts meia da seguinte maneira : tricotar as 2 ms/pts centrais juntamente em meia = 84-96-108-108-120 ms/pts
A 15 cm de altura de canelado/barra, aumentar 1 m/p em todas as secções de ms/pts meia = secções de 4 ms/pts meia = 98-112-126-126-140 ms/pts (para aumentar : tricotar 2 vezes a última das 3 ms/pts meia)
A 26-27-27-28-28 cm de altura de canelado/barra, arrematar frouxamente todas as ms/pts como elas se apresentam.
Montar as mangas, costurar as mangas e os lados nas ms/pts ourela.
AQUI TU TEM BLUSAO E GOLA NUMA MESMA PEÇA.
PASSO A PASSO COMO SALVAR SEUS CONTATOS NO ORKUT.
1- VAI NO ORKUT E CLICA EM "AMIGOS" LÁ EM CIMA
2-VAI NO EXPORTAR CONTATOS NO LADO DIREITO DA TELA,BEM EMBAIXO-clica em exportar contatos.
3-ESCREVE AS LETRAS E CONFIRMA.
4-APARECE UMA FAIXA BEM EM CIMA EXTREITINHA COM OS DIZERES"PARA PROTEGER SUA SEGURANÇA TATATATATATTA...CLICA EM CIMA
APARECE UM AQUADRADINHO QUE DIZ SALVAR ARQUIVO-CLICA
5-VAI APARECER O QUADRADO DE SALVAR ARQUIVO
6-NO LADINHO ESCREVE TEU NOME SE QUIZER,E ELE VAI FICAR ARMAZENADO LÁ NAS TUAS IMAGENS EM UMA PASTA.SUGIRO QUE ESCREVA "CONTATOS DO ORKUT DE ...."PARA QUALQUER EMERGÊNCIA.
ESPERO TER AJUDADO,POIS NÃO QUERO QUE PASSEM O QUE ESTOU PASSANDO,TENDO QUE PROCURAR UMA A UMA AS AMIGAS PELAS COMUNIDADES TODAS.DÁ UM TRABALHÃO DANADO!!!
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
ATENÇÃO ATENÇÃO NÔVO ORKUT.
GURIAS ESTOU COM UM NÔVO ORKUT.PROCUREM "ANA ALICE"
MUDEI A FOTO.SE POR ACASO APARECER A FOTO ANTIGA VOÇES DELETEM OK?NAO SEI O QUE ACONTECEU HOJE FUI ABRIR E ELE SIMPLESMENTE TINHA SUMIDO.NÃO SEI SE FOI ROUBO DE PERFIL,DELETADO,SÓ SEI QUE FOI ABDUZIDO rsrsrrsrrsrs
ESPERO QUE TODAS VOÇES QUE ERAM MINHAS AMIGAS LÁ ME CONVIDEM NOVAMENTE,POIS NÃO PODEREI FAZER O CONVITE A TODAS POIS ERAM MUITAS E EU SINCERAMENTE NÃO VOU CONSEGUIR ME LEMBRAR DE TODAS.PEÇO AJUDA.BEIJAO NO CORAÇÃO
Assinar:
Postagens (Atom)