terça-feira, 22 de maio de 2007




Campo e Lavoura
Poupe esforço para criar plantas
Protótipo de invenção premiada será apresentado durante o Horti Serra Gaúcha, nos pavilhões da Festuva




Sistema auto-irrigável permite cultivo de flores, vegetais e frutas em recipientes dentro de casa.

Caxias do Sul - A idéia de que a hidroponia é restrita apenas à produção comercial de vegetais é o desafio que o inventor caxiense Zalias Antonio Vicente tenta superar há pelo menos quatro anos. Trabalhando com o planejamento e a instalação de sistemas hidropônicos - cultivo de vegetais em solução de água com sais minerais -, há cerca de nove anos, ele acabou desenvolvendo um método que permite aplicar a mesma técnica de irrigação na produção de legumes e frutas - como alfaces e morangos, por exemplo - e no cultivo de plantas ornamentais. Essas são aquelas plantinhas que as pessoas possuem em vasos ou floreiras dentro de casa como bromélias, samambaias e flores.

A criação, batizada de vaso auto-irrigável, foi premiada com o primeiro lugar no 10º Salão Nacional do Inventor, na categoria inventor individual, realizado em outubro de 2006, em Vitória, Espírito Santo.

- Com o método não é necessário ficar molhando continuamente, não gera desperdício de água e ainda é antidengue, já que o depósito de água é totalmente fechado.

Patenteado por Vicente, o sistema também pode ser utilizado para produção de frutas e hortaliças em espaços pequenos - como varandas ou jardins internos - e para a produção comercial de mudas vegetais. Em testes feitos em sua oficina, ele já cultivou maracujá, melão, amora e tomates. Atualmente, testa um protótipo para desenvolvimento de mudas de eucalipto.

- Quanto comecei a testar o sistema, as plantas tiveram uma reação impressionante. Ficaram mais vigorosas, as flores mais bonitas e mesmo as folhas apresentavam uma textura diferente - destaca.

A necessidade de abastecimento do reservatório de água varia conforme o vegetal e a estação do ano, mas é possível ficar até 15 dias sem se preocupar em molhar as flores - uma grande vantagem para quem vai viajar e tem plantas em casa.



Como funciona
- O método consiste na acoplação de um pequeno reservatório de água onde são diluídos os sais minerais ao vaso ou à floreira.
- Um pavio faz a ligação entre o reservatório e o substrato - material que substitui o solo, como fibra de coco ou casca de arroz - irrigando por capilaridade a planta.
- Uma das vantagens do sistema é que ele dispensa a irrigação manual diária, já que o próprio vegetal irá se hidratar de acordo com a necessidade.
- Um indicador ligado a uma bombinha flutuante indica o nível de água para reabastecimento do reservatório.
- Atualmente, feito com adaptações de bandejas, vasos e floreiras já disponíveis no mercado, o sistema custa cerca de R$ 6 para ser montado, incluindo o substrato onde a planta será cultivada.
Mais
Palestras

O 1º Horti Serra Gaúcha inicia-se amanhã e vai até o dia 27 de maio, no pavilhão 2 da Festa da Uva. A programação está dividida em três dias técnicos, que englobarão os temas vitivinicultura, fruticultura e hortaliças, com 41 palestras. O final de semana é aberto ao público, que poderá conferir a 2ª edição do Shopping Rural e uma etapa classificatória do Freio de Ouro.
E ELE É GAÚCHO!!!!CAXIENSE!!!!

Um comentário:

VovoBaisa disse...

Oi Amiga!
Te achei, viu? sou sua fã. Ai que inveja do frio!!!! Tô doida pra chegar aí, o problema é o Colégio da neta... E ... não deixo minha boneca...Rsss.. Bjs. Baisa