quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
ENQUANTO A PREGUIÇA DO TRICOT NÃO VAI EMBORA...DICAS PARA VOÇÊS AMIGAS
Livre-se dos temperos prontos
9 de fevereiro de 2011
Foto: Divulgação, BD
Já contei a vocês que sou fã de Marcia Daskal? Pois é. Ela ela é nutricionista em São Paulo, tem livros publicados e um blog. Foi no blog dela que encontrei essa ótima dica para compartilhar aqui. A ordem é: livre-se dos temperos prontos.
Explica Marcia: ”Glutamato monossódico, inosinato dissódico, corante, aromatizantes, antiumectante, amido e gordura vegetal, além do sal, são alguns dos ingredientes presentes nesses temperos e caldos prontos, que tem por objetivo salgar e “dar sabor” aos seus alimentos.
Pense bem: sal, cebola, alecrim, cheiro-verde , alho e outras ervas naturais tem a mesma função – e não tem o sabor artificial dos temperos prontos! O sabor das especiarias naturais é dado por minerais e substâncias antioxidantes com ações antibacterianas, anti-inflamatórias, antifúngicas e até anticâncer.
Comer o equivalente a apenas uma cebola por semana, segundo uma pesquisa italiana, diminui em 14% a probabilidade de desenvolver qualquer tipo de câncer. Já o alho reduz a pressão e o colesterol. A salsinha é rica em vitamina C e protege contra a formação de trombos. Isso só para falar dos temperos mais comuns!
No caso de ervas e especiarias, funciona a máxima do “quanto mais melhor”! E se você gosta de usar caldinho de frango ou de legumes, pode preparar em casa e deixar estocado no freezer, em forminhas de gelo, ou em saquinhos individuais.”
Confira uma receita de caldo de galinha
Rende 1,5 litro
Ingredientes
1 carcaça de frango ou o frango inteiro ou ainda 2 k de asinha de frango
1 cebola grande
2 cenouras
2 dentes de alho
2 talos de salsão
1 folha de alho-poró (somente a parte verde)
2 folhas de louro
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
5 cravos-da-índia
3 l de água
Modo de preparo
1. Descasque os dentes de alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes. Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas. Lave os talos de salsão e corte em pedaços. Lave a folha de alho-poró.
2. Lave o frango, carcaça ou asinhas em água corrente e coloque numa panela bem grande. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe bem o fogo e tampe a panela. O fogo deve estar o mais baixo o possível.
3. Deixe cozinhar por 3 horas. Sim, é bastante tempo. Mas é o único trabalho. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo.
4. Quando esfriar um pouco, passe por uma peneira fina para uma tigela. Descarte os legumes e o frango. Reserve o caldo.
5. À medida que o caldo for esfriando, a gordura vai se separando e subindo para a superfície; quando estiver frio, com uma colher, retire a gordura. Conserve o caldo na geladeira por até 3 dias ou congele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Meu quintal mede 1 x 1 rsrsrs, mas eu tenho uma pequena horta em vasos. Não uso temperos prontos há muito tempo, além de ser uma terapia cuidar das plantinhas... Compro hidropônicos e quando restam só os talinhos, coloco em vasos e em duas semanas estão cheios de folhinhas novamente.
Postar um comentário